Política Cadetes
Presidente entrega espadins a cadetes das Agulhas Negras no RJ
Presidente se formou na mesma academia em 1977
26/11/2022 13h05 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: Agência Brasil
Bolsonaro na formatura dos novos cadetes da Aman,

O presidente Jair Bolsonaro foi hoje (26) ao estado do Rio de Janeiro para participar da cerimônia de entrega de espadins aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no município de Resende. No caminho, Bolsonaro parou por cerca de dez minutos em uma rodovia para acenar aos carros que passavam e também caminhou por ruas do centro de Resende, antes de se dirigir à Aman.

A formatura começou por volta das 11h, quando Bolsonaro chegou acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Em seguida, Bolsonaro seguiu para o pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, local de acesso restrito a convidados. Apenas alunos, militares e familiares participaram da cerimônia. 

Bolsonaro fez a entrega de uma medalha e uma espada a um aluno condecorado na cerimônia, mas não fez discursos. Durante a cerimônia, que durou cerca de uma hora, o presidente disse - “a liberdade é bem maior de uma nação, maior até que a própria vida, porque o homem sem a liberdade não vive”.

Bolsonaro se formou na Aman em 1977. Diante dos novos cadetes, ele afirmou que “vocês têm tudo para amanhã ser chefes dessa nação, como hoje eu o sou”. Pediu a Deus para que esteja presente na formatura dos novos cadetes da Aman, em 2023.

"Faltam ainda três anos e pouco pela frente. Eu peço a Deus estar aqui com vocês em 2023 para participar de uma cerimônia bem maior, que é o final da nossa Aman, a nossa Espada de Caxias", disse.

A formatura foi a primeira viagem e agenda oficial do presidente após as eleições. Sua última agenda havia sido no Palácio do Planalto no dia 31 de outubro, quando esteve em uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, um dia após o segundo turno da eleição presidencial.

A previsão é que o presidente retorne a Brasília ainda na tarde deste sábado, 26.

Aspirantado

O Aspirantado é a cerimônia em que os aspirantes vão receber a espada de oficial do Exército Brasileiro. A solenidade marca a conclusão de quatro anos de estudos na Aman.

A turma "Bicentenário da Independência" é composta por 362 homens e 33 mulheres, totalizando 395 cadetes. Deste número, 10 possuem nacionalidade estrangeira de países classificados como amigos do Brasil: Guiana, Vietnã, Honduras, Peru, Camarões e Panamá.

Pela primeira vez, a Aman vai formar uma cadete do sexo feminino nascida no exterior: a peruana Ghazmin Lucero.