O município de Ribas do Rio Pardo sempre fez parte da “Casa dos Municípios”, como é conhecidaa Assomasul, mas em 2020o município se desligou da associação, e com o tempo o gestor municipal percebeu a necessidade do município voltar para o local que é a voz atuante do municipalismo.
PrefeitoJoão Alfredo, com o presidente da Assomasul, Valdir Júnior,durante a assinaturade filiação/Foto:Edson Ribeiro
Durante o anúncio da filiação do município, o Governador Eduardo Riedel, elogiou a atitude feita pelo prefeito e comentou sobre arepresentatividade que a casa tem sobre os municípios. “Capivara fora de bando é comida de onça”, brincou o governador.
Sobre sua volta, que rendeu aplausos por todos no auditório, o Chefe do Poder Executivo enfatizou a satisfação da filiação e a diferença que a associação tem no fortalecimento do município. “Através da representatividade que Assomasul tem, eu percebi a importância desse trabalho e principalmente dessa união que todos os municípios que fazem parte daqui passam a ter, isso fortalece a municipalidade do estado. Através disso, resolvemospublicamente retornar à associação. Afinal de contas, o bom filho a casa torna”, afirmou o gestor.
Autoridades municipais e estaduais durante evento no auditório da Assomasul/ Foto:Edson Ribeiro
Além disso, João Alfredo afirmou que será atuante na associação, comos demais prefeitos. “Ribas tem um diferencial muito grande dos outros municípios, a facilidade de acesso a Capital, estamos cerca de 90 km, é 50 minutinhos de carro, então sempre que for necessário e sempre que percebemos da importância da nossa presença, com toda certeza estaremos presentes para fortalecer cada vez mais o municipalismo”, complementou o prefeito.
Vale destacar,o município de Ribas do Rio Pardo é uma das cidadesde Mato Grosso do Sul que mais está recebendo investimento do Governo do Estado, no início do ano foram cerca de R$ 140 milhões investidos no município nas mais diversas frentes como infraestrutura, saneamento, educação, habitação, educação, segurança pública e na melhoria do trânsito.
Sobre o evento
No auditório da Assomasul, na última segunda-feira, foi realizado a assinatura de convênios com o Governo do Estado, que vão impulsionar o desenvolvimento e a cidadania dos municípios de Mato Grosso do Sul.
No início do evento, o Governador Eduardo Riedel, assinou o convênio com os 14 municípios em “situação de emergência” devido às fortes chuvas de fevereiro e março. O recurso vai reforçar as ações de resposta aos estragos provocados pelas chuvas e auxiliar a população afetada.
Foi assinado também dois termos de cooperação técnicacom a Assomasul, que tem o intuito de estimular o desenvolvimento dos municípios.
Um dos termos foi com a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), mantenedora da Rádio Educativa e TV educativa, visando as divulgações das ações das prefeituras que fazem parte da Assomasul, possibilitando a sociedade conhecer as ações de cidadania de cada município. O programa é intitulado “Cidades em Ação” e será transmitido semanalmente.
O outro termo de cooperação é para fornecer conhecimento nas áreas de capacitação dos servidores, implementando o Programa de parcerias para o Desenvolvimento de Competências nos Municípios, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (Sad) e da Fundação Escola de Mato Grosso do Sul (Escolagov).