Neste mês em que é realizada a campanha “Junho Prata”, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza o 8º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), o evento acontecerá nesta quinta-feira (29), com início às 13h30, no plenário Deputado Júlio Maia.
Segundo o parlamentar, este grupo de trabalho, juntamente com outros segmentos, busca discussões para concretizar, com ações e projetos, a melhoria de vida dos idosos sul-mato-grossenses. “O seminário estadual é fruto de muito trabalho, sempre realizado com vários parceiros que têm lutado conosco pela garantia dos direitos da nossa população idosa. Queremos sempre buscar mecanismos e ideias diferentes para nortear nossas ações e fortalecer a rede de proteção e os sistemas de garantia de direitos. Nossa articulação com as outras políticas setoriais é a chave para um alcance maior da promoção da dignidade da pessoa idosa”, argumentou Renato Câmara.
Para a abertura do seminário estadual está prevista a apresentação cultural do Coral da Terceira Idade da UEMS. Já na parte técnica serão realizadas a mesa redonda “Intersetorialidade e Transversalidade no Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa” e a palestra “Acolhida e Humanização para Pessoa Idosa: Interfaces entre SUS e SUAS”.
Conforme informações do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), apenas neste ano, de janeiro a maio, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) registrou 535 ocorrências de violência doméstica contra idosos. Confira outros dados aqui .
Além da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; são organizadores do evento a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania; Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa; Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
O seminário poderá ser acompanhado pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS , Rádio ALEMS , Portal da ALEMS , Youtube e Facebook .