“Mato Grosso do Sul em um primeiro momento perde, mas é a favor da reforma. Como mitigar isso, como garantir a nossa sustentabilidade? Não adianta qualquer estado ser ilha no País. Nós somos um País por inteiro e que tem que prosperar por inteiro", disse o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).
O chefe do Executivo Estadual defende a tese de um texto que crie o Fundo de Desenvolvimento Regional, contemplando diversos critérios na busca de equilíbrio e justiça na distribuição da arrecadação.
O governador sul-mato-grossense explicou que Mato Grosso do Sul perde recursos por ser um estado produtor, com menos de 3 milhões de habitantes, mas que é a favor do modelo porque não é possível pensar apenas no Estado.
De acordo com Riedel, o Fundo de Desenvolvimento Regional, sendo bem administrado, poderá ser decisivo para corrigir injustiças. “Se você tem uma boa governança e os critérios são equilibrados, justos, você consegue mitigar os problemas que vão aparecer”, explica.