Meio ambiente Preocupante?
Estudos apontam aquecimento global em nova fase no planeta
El Niño parece ter entrado em uma nova trajetória desde abril
08/07/2023 10h05 Atualizada há 1 ano
Por: Fonte: Olha Digital
Foto: Severe Weather

O Bureau de Meteorologia da Austrália revelou que o El Niño de 2023 pode ser o pior fenômenos de todos os tempos. A agência climática apelidou o evento de “super El Niño” e ainda emitiu um alerta no último dia 6 sobre as mudanças que ele provocará.

Esse fenômeno altera condições como umidade e temperatura, e pode causar condições climáticas extremas. Segundo a agência australiana, esse ano, o super El Niño deve elevar o clima mais do que o normal e ser mais seco. 

Além disso, o Bureau prevê ventos fortes ao longo do equador, o que afeta as correntes marítimas. No Oceano Pacífico oriental, as águas devem se manter mais frias. Já na parte equatorial, devem esquentar cerca de 3°C a 3,2°C entre outubro e novembro. Na prática, essas áreas mais quentes do oceano, como na América do Sul, provocam mais chuvas.

Já no Brasil a previsão também é de alertas, como o agravamento secas. Tendo ainda na na região Sul e Centro-Oeste do país, chuvas acima da média e aumento das temperaturas. Também no Sudeste termômetros com patamares mais altos, enquanto nas regiões Norte e Nordeste, as chuvas devem diminuir bruscamente e causar secas severas, com risco de incêndios florestais.

* Com informações de Australian Government Bureau of Meteorology e Inpe