Política Política
Ministro do STF é vaiado por estudantes socialistas da UNE
O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu às vaias enquanto discursava no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)
13/07/2023 10h29 Atualizada há 2 anos
Por:
Foto: Helena Dornelas CB /D.A. Press

Já enfrentei o bolsonarismo, não me preocupo”, afirmou O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), reagindo às vaias que recebeu enquanto discursava no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) nesta quarta-feira (12) em Brasília. 

 

Os “estudantes” também carregavam faixas acusando o TSE de ter praticado um golpe em relação à eleição de 2016, tendo o Ministro Barroso como o articulador maior. 

 

Em seguida, na tentativa de rebater as vaias e cercado da nata socialista do país, o ministro lançou sobre os estudantes um discurso carregado de confissões, algumas delas não tão republicanas, que corroboram com algumas “teorias da conspiração” de muitos brasileiros patriotas, em relação à perseguição e ao desequilíbrio desfavorável que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu na eleição passada: 

 

Saio daqui com as energias renovadas pela concordância e discordância porque essa é a democracia que nós conquistamos.”

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, confessou.

 

“Mais recentemente conseguimos resistir a um golpe de Estado que estava a caminho, portanto, temos compromisso com a história, com a verdade plural e com a obrigação de fazer um país melhor e maior”, completou o Ministro, desqualificando e atingindo em cheio as manifestações legítimas dos movimentos conservadores do país. 

 

"Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos", declarou Barroso, seguindo fielmente a estratégia típica das cartilhas mais básicas do socialismo, que doutrina seus membros a acusar os adversários do que você mesmo faz e xinga-los do que você mesmo é.  

 

Bolsonaro não quis comentar as falas do Ministro, mas pessoas ligadas ao grupo do ex-presidente disseram que Barroso ao afirmar que “eles derrotaram o bolsonarismo”, estaria confessando que o TSE agiu deliberadamente contra o então candidato Jair Bolsonaro na eleição de 2022. 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira do 59ª Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) a partir das 18h e que, segundo a programação do evento, haverá um "ato político" no Congresso com a presença do presidente da república, no Ginásio Nilson Nelson.

 

*Pedro Rodrigues é pastor e teólogo. Atua como jornalista, chefe de redação e diretor de rádio.