Multa
MS: Ibama apreende saca de milho e multa produtores em R$ 594 mil
Ao todo, foram 12 propriedades rurais que receberam as equipes no período e todas com os produtores já autuados por desmatamento ilegal do bioma
02/08/2023 11h03 Atualizada há 1 ano
Por: Tatiana Lemes

Quatro produtores rurais foram multados em R$ 594 mil, nesta quarta-feira (2), pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) em Mato Grosso do Sul.

O órgão apreendeu 4,3 mil sacas de milho cultivadas em áreas de Mata Atlântica desmatadas ilegalmente em municípios do sul do Estado. A ação faz parte da Mata Viva, realizada entre 17 e 29 de julho nos municípios de Aral Moreira,  Eldorado, Iguatemi, Ivinhema, Itaporã, Amambai, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos.

Ao todo, foram 12 propriedades rurais que receberam as equipes no período e todas com os produtores já autuados por desmatamento ilegal do bioma.

De acordo com a superintendente do Ibama, Joanice Lube Battilani, a apreensão de milho foi feita em três propriedades, na fase de lavoura, quando os grãos ainda eram cultivados, mas depois foi autorizado a colheita e enviados para depósito até a destinação.  

O cálculo das sacas apreendidas foi feito a partir da média de plantio. Já nas áreas onde também havia gado, os proprietários terão de retirar o rebanho no prazo máximo de 15 dias. Caso não comprovarem ter feito a remoção e o isolamento da área desmatada para recuperação, o Ibama também fará a apreensão dos bovinos.