Política Posse
STF: Zanin toma posse no cargo de ministro e assume gabinete com 520 processos
O advogado se tornou conhecido devido à sua atuação na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processos da Operação Lava Jato
03/08/2023 08h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Lula Marques

Toma posse nesta quinta-feira (3) no cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado Cristiano Zanin. O novo ministro entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandoski, que em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos. Com Zanin, a Corte Suprema volta a ter sua composição completa, de 11 ministros.

O advogado assumirá um gabinete com 520 processos, integrará a Primeira Turma do STF, considerada a mais rigorosa, integrada também por Alexandre de Moraes, Carmen Lucia, Luís Barroso e Luiz Fux.

 Ele poderá participar de votações emblemáticas, como o marco temporal, o aborto e a descriminalização do porte de drogas. Zanin foi indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Zanin passa a ser relator de um dos acervos mais enxutos da Corte, hoje com 28.362 ações que tramitam no STF. O advogado se tornou conhecido devido à sua atuação na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processos da Operação Lava Jato. Ele é visto com bons olhos por todos os ministros da Corte. O advogado se comprometeu a se declarar impedido em ações que tratem temas que possam gerar constrangimento, como os que envolvem a Operação da Lava Jato.

Zanin deve participar de julgamentos polêmicos, como a continuação da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal (adiada nesta quarta-feira por Gilmar Mendes), adoção do juiz de garantias, o marco temporal das terras indígenas, além das matérias como a descriminalização do aborto e o Marco Civil da Internet.

A cerimônia está prevista para às 16h e foram convidadas cerca de 350 pessoas.