Política Politica
Vídeo: Moraes cortando pés de maconha viraliza nas redes sociais após sua decisão favorável à liberação da droga
O video foi gravado em 2026 no Paraguai quando Moraes era ministro do governo Temer
03/08/2023 09h53 Atualizada há 2 anos
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução/You Tube

Após voto favorável do ministro Alexandre de Moraes à descriminalização do porte de maconha, viralizou nas redes sociais um vídeo do magistrado cortando pés de maconha no Paraguai em 2026, quando era ministro de Justiça no governo de Michel Temer.

Sobre à decisão, Moraes entende que não deve haver punição para quem for flagrado com até 60 gramas da droga. O vídeo está sendo compartilhado e nele o ministro aparece com um facão cortando as plantas, ele diz que uma das prioridades da gestão na pasta era combater criminosos e erradicar a “maconha” na América do Sul.

“A parceria importantíssima entre Brasil e Paraguai. Parceria que é para erradicação da maconha, do crime transnacional e, principalmente, esse é o efeito mais importante contra a criminalidade organizada. Desde o momento em que assumi, um dos meus compromissos e uma das minhas prioridades e do governo federal, por determinação do presidente Michel Temer, é o combate à criminalidade transnacional”, afirma Moraes.

Só que depois da decisão de ontem, o entendimento do ministro é outro, em vez de erradicar a maconha, Moraes acredita que “a aplicação da lei gerou aumento no poder das facções no Brasil”.

Moraes também defendeu a competência do STF (Supremo Tribunal Federal) para definir limites de quantidades para se diferenciar o usuário do traficante, o que atualmente não existe na Lei Antidrogas.