Economia Selic
Copom reduz juros básicos para 13,25% ao ano
O comitê alega que houve uma melhora nos índices de inflação cheia, enquanto a inflação de serviços segue desacelerando na margem
08/08/2023 08h30
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Copom (Comitê de Política Monetária) divulgou nesta terça-feira (8), a ata da última reunião do colegiado que, após 6 dias, reduziu em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), de 13,75% para 13, 25% ao ano.

Na semana passada, o comitê decidiu, por 5 votos a 4, reduzir os juros básicos e, foi o presidente do BC (Banco Central, Campos Neto), que deu o “voto de minerva”.

Quatro votaram pela redução de 0,25% ponto percentual. Os dois novos integrantes do comitê, indicados por Lula: o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos, que atua na Diretoria de Fiscalização, participaram pela primeira vez da reunião e ambos votaram pela queda da Selic em 0,5% ponto percentual.

Conforme a ata divulgada, “a evolução do cenário desde a última reunião permitiu acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”.

O comitê alega que houve uma melhora nos índices de inflação cheia, enquanto a inflação de serviços segue desacelerando na margem.

A ata do Copom ainda diz que julgou “haver mérito tanto na opção de reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual como em 0,50 ponto percentual.

“Mais ainda, ambas as opções, a depender do ciclo empreendido, seriam compatíveis com a convergência da inflação para a meta tanto nos cenários de referência do comitê, como em outros cenários apresentados na reunião”, ressalta o colegiado.

 

Assim como o comunicado do Copom que acompanhou o anúncio da decisão, na semana passada, a ata do órgão indica que o ritmo de cortes de 0,5 ponto percentual na taxa Selic deve se manter nas próximas reuniões.

 

A ata divulgada pelo Copom afirma que a atividade econômica do país dá sinais de desaceleração.

 

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.