Após o ator hollywoodiano Mark Ruffalo fazer críticas ao presidente Lula sobre a Amazônia, o petista respondeu no Twitter a crítica do intérprete do Hulk. Luiz Inácio Lula da Silva escreveu na postagem que Ruffalo estava convidado para vir ao Brasil em breve e visitar a Amazônia e, aproveitou para cobrar de países ricos para enfrentar as mudanças climáticas.
O ator havia criticado a declaração de Belém, um protocolo de metas assinado por países membros da OCTA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica). O documento não incluiu o desmatamento zero como meta e nem elencou o fim da exploração de petróleo na região. Essas lacunas geraram críticas de especialistas e ambientalistas pela falta de ambição de recursos naturais na região.
Em post no Twitter, Ruffalo disse que Lula, que chefiou a cúpula, é um de seus “heróis”, mas lhe “parte o coração ver que a Declaração de Belém não tem objetivos concretos para proteger a floresta tropical”, disse o ator.
“Felizmente, sob sua liderança, esta cúpula finalmente estabeleceu as principais proteções para os povos indígenas. Obrigado por ouvir as vozes daqueles que estão na linha de frente da emergência climática”, acrescentou Ruffalo.
Em resposta, Lula disse que proteger a Amazônia “é realmente um desafio imenso” e que o evento “foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”.
“Na Declaração de Belém estabelecemos uma série de compromissos, como um plano de segurança que vai criar bases fluviais e terrestres. Segurança para proteger o nosso bioma. É o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia. E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância”, disse o presidente.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.