O governador Eduardo Riedel (PSDB) anuncia nesta segunda-feira (14), os passos para criação da 1ª Lei do Pantanal, classificada com o "Projeto de um Pantanal para o Século XXI". O anúncio será às 16h30 no receptivo do Governo, no Parque Estadual do Prosa.
O anúncio do governador acontece no mesmo dia em que o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) chamou para reunião do Comitê de Integração de Políticas Ambientais, para decidir se defenderia a suspensão de todas as licenças no Pantanal até a realização de estudos técnicos sobre a preservação do bioma e a possibilidade de haver uma legislação para disciplinar as atividades produtivas nos dois estados.
“Estamos em pleno processo de transição entre um e outro modelo, adotando as primeiras medidas e novos paradigmas, em busca da descarbonização da economia, práticas sustentáveis, e uma fórmula inteligente que supere o paradoxo entre crescimento e preservação”, afirmou Riedel.
O governo anunciou na semana passada a suspensão por 180 dias de todas as autorizações para supressão de vegetação na região pantaneira, quando se reuniu com membros do Ministério do Meio Ambiente e também com a bancada federal de Mato Grosso do Sul.
Para o governador, o amplo debate é necessário para garantir não apenas o desenvolvimento da região, mas também a preservação do bioma e atender um pleito antigo da população pantaneira, que espera por ações sustentáveis que garantam condições de moradia mais dignas, como estradas sustentáveis e projetos à exemplo do Ilumina Pantanal, que levou energia limpa nos mais distantes rincões do bioma.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.