Política CPMI
CPMI: Malta afirma que oposição exige perícia nas imagens envidas ao STF pelo Dino
O objetivo é verificar se houve algum tipo de mudança ou cortes no material
15/08/2023 11h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Os parlamentares que compõem a oposição na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro querem realizar uma perícia nas imagens do Palácio da Justiça entregues ao colegiado pela PF (Polícia Federal). O objetivo é verificar se houve algum tipo de mudança ou cortes no material.

 

O pedido pelo compartilhamento das gravações é de interesse da oposição, que quer saber se houve algum tipo de omissão em impedir as invasões por parte do ministro da Justiça, Flávio Dino, e de sua equipe.

 

O senador Magno Malta (PL/ES) disse que é importante ressaltar também que Dino não entregou a maior parte das imagens do Ministério da Justiça. “Nosso compromisso na CPMI do dia 8 é estritamente focado na busca da verdade. Não podemos de forma alguma, permitir qualquer margem de dúvida quanto à integridade de prova que possa ajudar nas investigações sobre os eventos daquele dia”, pontua o senador.

Malta ainda disse que foi por essa razão que a oposição levantou questionamentos das imagens enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo Ministério da Justiça para a CPMI. “Isso suscitou preocupações legítimas sobre a transparência do processo e a possibilidade de edições no conteúdo”, afirma.

Para o senador a Comissão enfrenta uma complexidade adicional porque nem todas as imagens foram encaminhadas, o que complica ainda mais a análise dos acontecimentos. Outro movimento com o mesmo objetivo por parte desse grupo é pela aprovação de um pedido de informação para saber a quantidade exata de câmeras e onde estão posicionadas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.