Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é alvo de busca e apreensão pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dot/Decor) nesta quinta-feira (24) na Operação Nexum.
Conhecido como “04” por ser o quarto filho do ex-presidente, Jair Renan é alvo de mandados de busca e apreensão em dois endereços, um em um apartamento em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, e outro no Setor Sudoeste, em Brasília.
A ação, batizada de Operação Nexum, cumpre outros quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva por crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do erário do Distrito Federal.
O principal alvo da operação de hoje, e mentor do esquema, foi identificado como Maciel Carvalho, 41 anos. Ele já foi preso. De acordo com os investigadores, ele, que já foi instrutor de tiros de Jair Renan, coleciona registro criminais.
De acordo com a polícia do Distrito Federal, Carvalho usava empresas falsas e “laranjas” para realizar movimentações financeiras para comercialização de armas de fogo. Nesse sentido, as autoridades afirmam que a identidade falsa de Antônio Amâncio Alves Madarrari foi usada para a abertura de contas bancárias e registro de empresas.
Além disso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em desfavor do mentor do esquema. Outro investigado teve decretada sua prisão, porém encontra-se foragido e também é procurado por crime de homicídio ocorrido em Planaltina.
As diligências de hoje visam apreender bens e documentos especificamente relacionados aos fatos apurados no âmbito da investigação policial, bem como colher outros elementos de convicção relacionados aos investigados.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.