Campo Grande deve retomar o tratamento de crianças com câncer até a próxima semana. Segundo Yama Higa, superintendente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), um anestesista e dois radioterapeutas serão direcionados para suprir a demanda no Hospital Universitário.
Há pelo menos seis pacientes com os tratamentos paralisados, por falta de profissionais. Ainda de acordo com Higa, o governo do estado também deve fazer um aditivo no contrato do Hospital do Câncer Alfredo Abrão para ampliar o atendimento e sana a situação.
Os dois hospitais são devidamente preparados para aplicar radioterapia infantil com sedação pelo SUS (Sistema Único de Saúde, em Campo Grande.
As sessões de radioterapia das crianças, menores de 10 anos, foram suspensas por falta de anestesistas. Isso porque para que os pequenos façam radioterapia é necessário que eles sejam sedados. A radioterapia usa a radiação ionizante para destruir as células cancerígenas no local onde o tumor está localizado.
Foi após denúncias da paralisação virem à tona que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Sesau buscaram uma solução para o problema.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.