Brasil Calamidade
Após ciclone, governo federal reconhece estado de calamidade pública em 79 municípios do RS
O governo gaúcho reforça que as autoridades resgataram mais de 3 mil pessoas nos últimos dias
08/09/2023 09h21
Por: Tatiana Lemes
Foto: Defesa Civil RS

Os 79 municípios do Rio Grande do Sul foram reconhecidos pelo governo federal nesta quinta-feira (7), o estado de calamidade pública. São as cidades mais atingidas pelas recentes tempestades e por inundações provocadas a partir da passagem de um ciclone extratropical no último fim de semana.

O reconhecimento da situação de calamidade pública facilita o acesso a recursos financeiros. Desta maneira, os municípios em tal condição podem solicitar verbas para a reconstrução de vias e estruturas públicas, além de valores para ações de prestação de socorro, auxílio à população afetada pela tragédia e para manter serviços considerados essenciais. E tudo isso, sem a necessidade de processo de licitação.

O coronel Luciano Chaves Boeira, chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, assegura que as autoridades estaduais vão auxiliar de perto os municípios afetados a terem suas demandas atendidas. Segundo Boeira, o foco neste momento é conseguir ajuda humanitária.

A situação de calamidade pública se deu em decorrência do aumento no número de mortos no Estado em razão de problemas climáticos. De acordo com o boletim no fim da tarde desta quinta-feira (7), o número de mortos subiu para 41. Além disso, 25 pessoas continuam desaparecidas.

O governo gaúcho reforça que as autoridades resgataram mais de 3 mil pessoas nos últimos dias. Também há ainda 2,9 mil desabrigados e 7,6 mil desalojados.

 

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.