Brasil Depoimento
CPI: hacker da ‘Vaza Jato’ depõe hoje de forma virtual
Delgatti está preso desde agosto por envolvimento nos ataques de hackers a celulares do ex-juiz federal e senador Sergio Moro e de ex-procuradores da República que atuaram na Operação Lava Jato
14/09/2023 09h04
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O hacker Walter Delgatti Neto vai prestar depoimento nesta quinta-feira (14) na CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele está detido em Araraquara e foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes a prestar depoimento de forma virtual.

O hacker será o 24º depoente a ser ouvido pelos distritais. O objetivo é investigar os mentores intelectuais por trás dos atos extremistas de 12 de dezembro e de 8 de janeiro. Na última semana, a comissão ouviu o depoimento do general Carlos José Assumpção Penteado, ex-secretário-executivo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Delgatti está preso desde agosto por envolvimento nos ataques de hackers a celulares do ex-juiz federal e senador Sergio Moro (União Brasil/PR) e de ex-procuradores da República que atuaram na Operação Lava Jato. Ele foi condenado pela Justiça Federal a 20 anos e um mês de prisão e 736 dias-multa pelos crimes de invasão de dispositivos eletrônicos, interceptação de comunicações telefônicas, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Delgatti prestou depoimento à CPMI do 8 de janeiro, no Congresso Nacional, e afirmou que Bolsonaro prometeu indulto a ele para assumir um suposto grampo feito por agentes estrangeiros ao ministro Moraes. A defesa de Bolsonaro apresentou uma queixa-crime contra o hacker por suposta calúnia.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações portal R7