Durante o julgamento do primeiro réu dos atos do 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa, nesta quinta-feira (14), houve um bate boca entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça.
Moraes afirmou que Mendonça trazia ao tribunal uma “teoria da conspiração” de que o governo atuou contra o próprio governo durante os atos.
“Querer dizer que a culpa é do Ministério da Justiça é um absurdo. Quando o ministro que o substituiu [André Mendonça] fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo, e foi preso. E vossa excelência vem ao tribunal para dizer que houve conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó”, afirmou.
Loading...
Mendonça justificava seu voto sobre Aécio quando foi interrompido por Moraes. Ele chamava a atenção sobre o Ministério da Justiça por não disponibilizar os vídeos da data, e que não conseguia entender como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi.
Moraes, que lembrou que também já ocupou o cargo de ministro da Justiça (do ex-presidente Michel Temer). “É um absurdo, com todo respeito, Vossa Excelência, querer falar que a culpa do 8 de janeiro foi do ministro da Justiça”, disse Moraes.
Moraes continuou: “Vossa Excelência vem ao plenário do STF, que também foi destruído, para dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó.”
Mendonça então reagiu. “Não coloque palavras na minha boca. Tenha dó Vossa Excelência”.
Após o bate-boca, o ministro continuou o seu voto e disse que não seria leniente, porque iria condenar o réu, Aécio Lúcio Costa Pereira, a quase oito anos de prisão.
Até agora, os ministros se manifestaram pela condenação do réu, mas divergiram em relação aos crimes praticados e à pena a ser aplicada.
O voto de Moraes foi o mais duro. O relator propôs como pena inicial 17 anos de prisão pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com substância inflamável contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.