Política Julgamento STF
Julgamento virtual de mais cinco réus do 8 de janeiro é marcado pelo STF
A sessão virtual será realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro
21/09/2023 08h07
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O STF (supremo Tribunal Federal) vai julgar mais cinco réus dos atos do 8 de janeiro no plenário virtual, mesmo após críticas e contestação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A medida foi confirmada nesta quarta-feira (20), e a sessão virtual será realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro. O ministro relator, Alexandre de Moraes, vai protocolar seu voto escrito e os demais acompanham ou apresentam votos divergentes. Não há discussão e, pela natureza da votação, também não há transmissão pelo TV Justiça.

A decisão da ministra Rosa Weber de fazer os julgamentos virtuais, a pedido de Moraes, foi contestada pela OAB. A entidade de advogados afirma que o julgamento virtual obrigatório, sem concordância dos advogados dos réus, viloa o devido processo legal, o contraditório e o direito de defesa dos acusados, mas Moraes ignorou a contestação.

Os cinco réus a serem julgados são Joao Lucas Vale Giffoni, Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves e Davis Baek.

Moacir José dos Santos, de 52 anos, cujo julgamento seria realizado de forma presencial, também será julgado no sistema virtual na mesa data que os outros cinco réus.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Revista Oeste