O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (21), que repudia a declaração da presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffman, que fez críticas sobre a existência da Justiça Eleitoral no Brasil.
O tema foi abordado pela parlamentar ao comentar as multas aplicadas aos partidos políticos. “Um dos únicos lugares que têm Justiça Eleitoral do mundo é o Brasil, o que já é um absurdo. E custa três vezes o que custa o financiamento de campanha para disputa eleitoral. Talvez devêssemos olhar aí para ver o que se pode mudar” afirmou.
Depois das falas de Gleisi, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, assinou uma nota que afirma que a declaração é “fruto do total desconhecimento sobre a importância, estrutura, organização e funcionamento da Justiça Eleitoral”.
Na nota, Moraes chamou as afirmações da parlamentar de “errôneas e falsas”, afirmando que elas foram feitas com o objetivo de impedir o controle necessário dos recursos gastos pelos partidos, especialmente aqueles voltados para candidaturas que buscam maior diversidade, como de mulheres e negros. Disse, ainda, que a existência da Justiça Eleitoral é motivo de orgulho para o país e atua para concretizar a democracia.
*Com informações Correio Braziliense