O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou o ex-presidente Jair Bolsonaro em R$ 30 mil e a coligação Pelo Bem do Brasil em R$ 10 mil por impulsionarem propaganda negativa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022.
O TSE entendeu que a propaganda, que levou internautas a um site com conteúdo negativo sobre Lula, violou a legislação eleitoral, que veda o impulsionamento pela internet de propaganda negativa contra adversários.
A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros do TSE. O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, afirmou que a propaganda de Bolsonaro e da coligação Pelo Bem do Brasil se valeu de um subterfúgio para driblar a proibição legal.
“O que se verifica é que os representados se valeram de armadilha para driblar a proibição legal e jurisdicional, em afronta à boa-fé objetiva mediante subterfúgio, procurando desviar a atenção do internauta e conduzi-lo a sítio eletrônico com vasto material de propaganda contra adversário político”, disse Gonçalves.
Essa é a primeira multa aplicada pelo TSE por impulsionamento de propaganda negativa contra adversários nas eleições de 2022.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Gazeta Brasil