O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas) divulgou um levantamento que revela que as micro e pequenas empresas (MPE) criaram quase 710 mil vagas, o que equivale a cerca de 70% de todos os empregos formais gerados no país.
Isso significa que as MPEs continuam sendo a força motriz por trás do crescimento do emprego no Brasil, ou seja, que 7 em cada 10 empregos foram gerados por micro e pequenas empresas.
O estudo foi feito com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes ao primeiro semestre de 2023. O quadro é semelhante ao que já havia sido registrado nos primeiros semestres de 2021 e 2022.
No primeiro semestre deste ano, os pequenos negócios do setor de serviços foram responsáveis por gerar mais de 394 mil contratações, seguidos pelas empresas de construção (147 mil), indústria da transformação (72 mil) e comércio (60 mil).
Em todos os segmentos, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no mês de junho, já entre as médias e grandes empresas (MGE), houve o registro de saldos negativos no comércio (-5.275) e construção (-2.544). Os destaques entre as MGE ficaram com as empresas de serviços (18.302), agropecuária (5.812) e indústria da transformação (2.055).
Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O foco, segundo o governo, será impulsionar a cultura empreendedora do país.
este novo ministério terá como missão elaborar políticas públicas e fornecer apoio a áreas como empreendedorismo, micro e pequenas empresas, formalização de pequenos negócios, artesanato e microempreendedorismo.
No primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil registrou um total de 21.020.285 empresas ativas, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI), sendo que 93,7% dessas empresas são microempresas ou empresas de pequeno porte. Márcio França se comprometeu a impulsionar o desenvolvimento desses empreendedores, inclusive incentivando as exportações de produtos e serviços brasileiros.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações site Metrópoles