O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e as FDI ( Forças de Defesa de Israel) anunciaram uma nova fase do conflito e advertiram que a Faixa de Gaza se tornou um "campo de batalha".
"[Começamos] a segunda etapa da guerra, cujo objetivo é claro: destruir as capacidades militares e a direção do Hamas, e trazer os reféns para casa", disse Netanyahu na noite, em Tel Aviv. O premiê se referiu às entradas por terra que as forças militares realizaram nos últimos dias perto das fronteiras ao norte e ao leste da Faixa de Gaza.
Logo depois, o chefe do Estado-Maior Geral das FDI, Herzi Halevi, divulgou um vídeo no X (antigo Twitter), detalhando alguns pontos da operação. “Esta guerra tem estágios, e hoje estamos mudando de estágio”, disse. Segundo Halevi, a primeira fase foi necessária para “estabelecermos nossa linha de defesa”. “Agora, vamos atacar”, disse.
"Nossas forças estão atualmente realizando operações terrestres na Faixa de Gaza. Essa é uma operação importante e complexa. Os objetivos da guerra exigem uma entrada terrestre. Não há ganhos sem riscos e, como sabemos, não há vitória sem custos. Para expor o inimigo, para destruí-lo, não há outra maneira senão entrar com força em seu território”, declarou.