Brasil Intervenção
Lula anuncia ação das Forças Armadas dentro de portos e aeroportos
GLO dentro dos aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ)
01/11/2023 16h51
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (1º), um plano de apoio ao combate ao crime organizado no Rio de Janeiro e São Paulo. Dentre as ações anunciadas por Lula, destaca-se uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) direcionada aos portos e aeroportos.

A medida valerá até maio de 2024, permitirá que as Forças Armadas atuem diretamente dentro dos locais e em colaboração com a Polícia Federal.

Conforme o governo federal, ao total, serão utilizados 3.700 agentes de segurança das Forças Armadas durante a operação, que tem previsão de durar 6 meses. A ação ampla inclui, além de portos e aeroportos, atenção para as fronteiras do País.

O anúncio do presidente contraria a sua própria fala na última sexta-feira (27), quando Lula declarou descartar qualquer tipo de intervenção federal no Rio de Janeiro, incluindo decretos de GLO.

“Eu não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas e enquanto eu for presidente, não tem GLO”, afirmou.

 

Participaram também do anúncio o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o ministro da Defesa, José Múcio; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações site Terra