Mato Grosso do Sul Calor
MS fica em 4º entre os estados mais quentes do Brasil
Mato Grosso do Sul só fica atrás de Roraima, Mato Grosso e Bahia, que tiveram temperaturas de 41ºC a 39,8ºC
03/11/2023 10h55 Atualizada há 2 anos
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nas últimas 24h Mato Grosso do Sul se classificou em 4º lugar no ranking nacional entre os estados mais quentes do Brasil. A lista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que Corumbá se classifica na 5ª posição entre as cidades que tiveram altas temperaturas na quinta-feira (2). A Cidade Branca registrou 39,6ºC.

Apesar da previsão de frente fria, o calor continua prevalecendo no Estado. Mato Grosso do Sul só fica atrás de Roraima, Mato Grosso e Bahia, que tiveram temperaturas de 41ºC a 39,8ºC. As cidades do estado vizinho, Mato Grosso, estão em maioria na listagem, incluindo a capital Cuiabá.

A região pantaneira deve marcar as mais altas temperaturas do dia. Aquidauana pontuou calor de 31,4°C por volta das 8h desta manhã. As estações de monitoramento do Inmet identificam o avanço da frente fria, principalmente na região sul. Ponta Porã e Amambai marcam valores de 18 a 19°C, por volta das 9h desta sexta-feira (3).

Campo Grande marca máxima de 28,1ºC, com previsão de chuva ao longo do dia. Houve registro de precipitação, com volumes baixos de chuva em Itaquiraí, Jutí, Dourados e Maracaju. O volume de chuva varia de 0,2 a 2,2 milímetros.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a partir desta sexta-feira acontece o fenômeno de ‘mínimas invertidas’, quando a temperatura mínima registrada ao longo do dia é menor que a temperatura do início da manhã.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 14°C e máximas que podem atingir os 28°C na região sul do Estado. Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 18°C e máximas de até 31°C. Para as outras regiões do Estado, temperaturas mínimas entre 18°C e máximas de até 36°C.

Para Campo Grande as mínimas de 19ºC e máximas de até 31ºC. Em grande parte do estado, os ventos atuam de sul/sudoeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

O sul-mato-grossense terá rápida sensação de frio e temperaturas amenas, pois o calorão retorna na semana seguinte. As máximas podem chegar aos 43°C em Mato Grosso do Sul na terça-feira (7).

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.