Brasil Calorão
Nova onda de calor atinge o Brasil e MS registra nos termômetros 42°C
A tendência é que o calor aumente nos próximos dias
08/11/2023 09h42
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A partir desta quarta-feira (8), está prevista uma nova onda de calor atingir o Brasil. As temperaturas podem chegar a 45ºC no interior do país.

Uma frente fria chegará à Região Sul nesta quarta. O movimento impulsionará a massa de ar quente para o restante do país.

A tendência é que o calor aumente nos próximos dias. O tempo quente, aliado à falta de chuva, pode dificultar o andamento dos trabalhos em campo em boa parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte, além do interior do Sudeste.

No interior de São Paulo, as máximas podem superar os 37ºC.

Esta primavera já vem recheada de quebra de recordes. Em 19 de outubro, com a marca de 44,2ºC, Cuiabá entrou para a lista das 10 maiores temperaturas já registradas oficialmente no Brasil, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Foi a maior temperatura da história do município.

“Este valor no mês passado superou a marca de 44ºC registrada em 30 de setembro de 2020, quando o Brasil viveu uma das ondas de calor mais intensas já registradas no país”, explica o meteorologista Arthur Miller.

De acordo com ele, com a atuação do El Niño, teremos uma primavera e um verão com grandes chances de valores históricos.

“Uma era de extremos climáticos já começou”, conclui Miller.

Já em Mato Grosso do Sul a onda de calor retorna com intensidade alta na maioria das cidades do Estado. Nas últimas 24h, o ranking nacional classifica oito regiões mais quentes entre 19 municípios brasileiros, sendo cinco sul-mato-grossenses no topo. Na terça-feira (7), as temperaturas ultrapassaram 42°C.

A umidade relativa do ar está em índice preocupante, com 11 cidades listadas entre 19. Os valores variam, de 11 a 18%. Campo Grande é a terceira região mais seca do Brasil nas últimas horas, com 13%. Vale lembrar que o ideal para a saúde é de 60%, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O breve 'alívio' nas temperaturas pode acontecer na quinta-feira (9), com a possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado. Pode ser registrada chuva de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o Estado, mas o destaque é para as regiões sul, central, sudoeste, oeste e nordeste.

Entretanto, a partir do fim de semana, uma terceira onda de calor extremo se aproxima do Estado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Os valores preocupantes estão previstos de 13 a 20 de novembro, causado por um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40 e 45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10 e 30%.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.