Política Perseguição
Bolsonaro avalia que é alvo político e que STF vai tentar prendê-lo
A avaliação dos ministros é de que a prisão do ex-presidente não provocaria uma reação significativa na opinião pública, o que facilitaria o desdobramento das questões judiciais
13/11/2023 08h16
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Ao tomar conhecimento de que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acreditam na iminência de sua prisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou surpresa ao tomar conhecimento do assunto. Segundo fontes próximas, Bolsonaro expressou aos seus aliados a convicção de que está “condenado”, independente dos argumentos apresentados por sua defesa nos tribunais.

O ex-chefe do Executivo tem sustentado a visão de que se tornou um alvo político no STF, afirmando que mais cedo ou mais tarde, tentarão prendê-lo.

De acordo com o jornal O Globo, ministros do STF consideram que Bolsonaro enfrenta uma alta probabilidade de ser condenado à prisão por supostos crimes, sendo o mais grave deles uma tentativa de golpe de Estado.

A avaliação dos ministros é de que a prisão do ex-presidente não provocaria uma reação significativa na opinião pública, o que facilitaria o desdobramento das questões judiciais.

Porém, Bolsonaro discorda dessa perspectiva. Ele acredita que uma eventual prisão mobilizaria seus apoiadores, fazendo com que se sintam perseguidos e saiam às ruas em protesto.

Além do mais, Bolsonaro acredita que isso fortaleceria o candidato que ele apoiará nas eleições presidenciais de 2026. Seu nome favorito hoje é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), mas alas mais radicais defendem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL/DF) como sua herdeira política.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.