Duas fazendas no Pará foram invadidas por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a Santa Maria e Três Marias, que ficam Paraupebas, município ao sudoeste do Estado. Conforme o MST, mais de mil famílias participam da invasão, que começou na madrugada de segunda-feira (20).
O MST, disse em nota, que as áreas são “latifúndios improdutivos de terras griladas” e que a invasão fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.
Segundo a Revista Oeste, o clima é tenso já que os donos das terras querem a retirada imediata dos invasores. A PM (Polícia Militar) e a Delegacia de Conflitos Agrários foram para o local.
Para o MST, a invasão é legítima e a violência no campo é provocada pelos proprietários. “Os ruralistas da região querem uma desocupação forçada da área, uma prática recorrente de violência no campo contra os trabalhadores sem terra. E contam com o apoio da polícia, que realizaram um cerco, com bloqueio da entrada e saída das famílias acampadas”, afirmou o movimento na nota.
Ainda de acordo com o movimento, “há relatos de ameaças de prisão e agressões contra os trabalhadores que tentam passar pelo bloqueio feito em torno do acampamento”.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.