Brasil Temporal
Após calorão, Brasil terá temporal e granizo
A instabilidade deve envolver São Paulo, Mato Grosso do Sul e a faixa sudeste de Minas Gerais até as 10h de sexta-feira (24)
23/11/2023 09h32
Por: Tatiana Lemes
Foto: Álvaro Rezende

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), estão previstas chuvas intensas e tempestades em diversas regiões do Brasil no fim de semana. O tempo chuvoso afetará boa parte do Sudoeste do país. Em contraste, a previsão é de que os temporais no Sul cessem, pelo menos por enquanto.

A instabilidade deve envolver São Paulo, Mato Grosso do Sul e a faixa sudeste de Minas Gerais até as 10h de sexta-feira (24). Todas essas áreas estão em alerta amarelo (perigo potencial) de tempestade.

Nessas condições, são esperadas chuvas entre 20mm/h e 30mm/h e até granizo. Os ventos intensos podem variar de 40km/h a 60km/h. Apesar disso, é baixo o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e estragos em plantações.

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quinta-feira (23) indica continuidade do tempo instável, com probabilidade de chuvas e, localmente, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados de chuvas são esperados para as regiões sul, sudeste, leste e sudoeste do Estado.

Em Campo Grande, os termômetros registram 23°C inicialmente e podem atingir os 29°C ao longo do dia. Em Dourados, a mínima é de 25°C e a máxima de 31°C. Ponta Porã e Anaurilândia, nas regiões Sul e Leste, amanhecem com 23°C e marcam, respectivamente, 29° e 31°C no período da tarde.

Calor

Parte das capitais ainda deve ter temperaturas máximas próximas de 30ºC, ou mais. Os termômetros devem marcar o calorão em boa parte dos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.