Mato Grosso do Sul Escorpião
Vigilância faz alerta para evitar problemas com ataques de escorpiões em MS
Perto do recesso escolar, os pais também devem ficar mais atentos aos lugares onde as crianças brincam
27/11/2023 11h30
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação

Com o clima quente e úmido tem ocorrido bastante ataques de escorpiões em em todo o Estado. De acordo com dados do Ciatox (Centro de Informações e Assistência Toxicológica), Mato Grosso do Sul registrou, entre janeiro e outubro, 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 no último mês.

Campo Grande lidera ranking das cidades em MS com mais notificações de acidentes, com 901 casos em 2023, seguido de Três Lagoas com 554 e Paranaíba em terceiro com 189.

O Civatox alerta para alguns cuidados nesta época do ano. “Neste período de alta temperatura e reprodução das espécies, ocorre com maior frequência em nosso Estado. Para tanto, é importante tomar algumas medidas de prevenção, como manter os terrenos sempre limpos, manter ralos de banheiro, pia de cozinha, lavanderias bem fechadas, sempre manter limpas as caixas de gordura, evitando assim a presença de insetos, que serve de alimentos para algumas espécies de animais peçonhentos, principalmente os escorpiões”, afirma Karyston Adriel Machado da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde e Toxicológica do Ciatox.

Perto do recesso escolar, os pais também devem ficar mais atentos aos lugares onde as crianças brincam. “Com a chegada do período de férias, é importante uma atenção redobrada dos pais, para que observem nos locais de brincadeiras e diversão das crianças, se estão livres de escorpiões. Observe os cantos, as frestas, buracos, folhas secas caídas no solo para que evitemos, assim, maiores acidentes” relata o coordenador.

Recomendações do Civitox

Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.