Política #Novo Governo
Lula anuncia primeiros ministros nesta manhã (9) em Brasília
Economia, Defesa, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Relações Exteriores
09/12/2022 04h26 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: CNN
Após prisão de Castilla, Lula resolveu antecipar anúncio da Defesa

O petista, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá anunciar nesta sexta-feira (9), parte de sua equipe ministerial para o próximo governo, que terá início em janeiro de 2023. A informação foi divulgada pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

O anúncio deverá ocorrer a partir das 10h15, durante uma entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, em Brasília. A expectativa é de que sejam confirmados os titulares de seis ministérios.

Veja os cotados:

A perspectiva é que o antigo Ministério da Economia deve ser desmembrado em três: Fazenda; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Planejamento, Orçamento e Gestão. A pasta da Fazenda é a que deverá ficar com Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo.

O Ministério da Defesa deverá ser ocupado por José Múcio Monteiro, que já foi presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e aceitou o cargo após duas semanas de conversas, inclusive com sondagens de militares da ativa e da reserva.

Para a Casa Civil, o mais cotado é Rui Costa, atual governador da Bahia e cujo mandato termina no dia 31 de dezembro. A pasta é uma das mais relevantes da Esplanada e, durante os dois primeiros governos de Lula, foi ocupada por nomes como os de Dilma Rousseff e José Dirceu.

Ex-juiz federal e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino deverá ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na eleição deste ano, Dino foi eleito senador pelo seu estado. Para a pasta, há a possibilidade de desmembramento entre as áreas de Justiça e Segurança Pública, mas a divisão deverá ficar para depois.

O Ministério do Meio Ambiente deverá ter o retorno de Marina Silva, que chefiou a pasta entre 2003 e 2008, durante os dois primeiros governos de Lula. Marina, que se elegeu deputada federal pela Rede em São Paulo, havia se afastado do petista, mas se reaproximou de Lula durante a campanha deste ano.

Outro que deve voltar a compor a Esplanada é Mauro Vieira, que foi ministro das Relações Exteriores entre 2015 e 2016, durante o governo Dilma. A expectativa é de que ele volte a assumir o Itamaraty.

O PT já foi informado que deve ficar com menos de um terço do comando do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, diante da necessidade de acomodar partidos aliados, tanto que o apoiaram na disputa eleitoral como os que são estratégicos para a aprovação da PEC do Estouro.

Outros cotados

Aliado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, o ex-deputado Floriano Pesaro (PSB) é o nome sondado para a Secretaria-Geral da Presidência da República, área responsável pela parte administrativa do Palácio do Planalto.

Conforme interlocutores do presidente, Lula tem mais possíveis ministeriáveis já consultados, conforme apurou a CNN. As respostas podem vir até o fim de semana.