Política COP28
Lula cobra ajuda financeira de países ricos em discurso na COP28
Lula ainda criticou o descumprimento de acordos climáticos
01/12/2023 08h25
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação/AP

Durante seu discurso na Cúpula do Clima (COP28) nesta sexta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é preciso reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e acelerar o ritmo de descarbonização da economia. Lula ainda criticou o descumprimento de acordos climáticos e cobrou novamente ajuda financeira dos países ricos.

“O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos. De metas de redução de emissão de carbono negligenciadas. Do auxílio financeiro a países pobres que não chega”, disse.

O presidente petista criticou ainda os gastos com arsenais de guerra e disse ser “inexplicável que a ONU, apesar de seus esforços, se mostre incapaz de manter a paz, simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra”.

“Só no ano passado, o mundo gastou mais de 2 trilhões e 224 milhões de dólares (R$ 10,946 trilhões, na cotação atual) em armas”, revelou.

Menções a guerras têm sido uma questão delicada para Lula, cujas declarações sobre os conflitos na Ucrânia e na Palestina já despertaram reações negativas na comunidade internacional. Em uma das falas mais recentes, o petista equiparou a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao ataque terrorista do Hamas e foi criticado na comunidade judaica.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News