Brasil Concurso
Concurso Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos” abre edital nesta quarta-feira; entenda
As inscrições têm início em 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro
10/01/2024 08h46
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Abre nesta quarta-feira (10) o edital do Concurso Unificado apelidado de “Enem dos Concursos” vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos.

O objetivo do Concurso Unificado é, por meio da realização em mais de 200 cidades do país, distribuído pelas cinco regiões, “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos”.

Trata-se do maior concurso que o governo federal já fez. As inscrições têm início em 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro.

A prova unificada deve ocorre em em 5 de maio em 220 cidades. A Fundação Cesgranrio é a responsável por sua aplicação.

A primeira etapa do concurso deve acontecer em um único dia, com provas objetivas comuns a todos os candidatos. Em seguida, haverá provas dissertativas e específicas de acordo com cada bloco temático.

A concorrência deverá ser elevada — segundo estimativa da pasta, são esperadas 5 milhões de candidatos.

Inédita, a prova única foi idealizada a partir de dificuldades apresentadas pelos próprios órgãos, que, segundo o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr., estão com as estruturas administrativas “muito debilitadas”.

No total, 220 cidades de todo o Brasil receberão as provas. Inicialmente, o governo pensava em aplicá-las em 180 municípios, mas o número foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham exames em mais de uma cidade.

As áreas de atuação são: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente, e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência.

Já entre os cargos, haverá vagas para analista, técnico administrativo, engenheiro, assistente social, técnico em comunicação social, médico, economista, advogado, analista de comércio exterior, arquiteto, arquivista, médico, por exemplo.

O cargo com o maior número de vagas é o de auditor fiscal do trabalho, com 900. O salário para a função é de R$ 22,9 mil, de acordo com os dados do Portal da Transparência.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta que organiza o concurso, aliás, é ele próprio o órgão que mais oferece cargos. São 1.480 vagas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles