Internacional Eleição
El Salvador: Nayib Bukele se declara vencedor de eleições no país
Bukele, um ex-publicitário de 42 anos, precisava manter a maioria que conquistou há dois anos no Parlamento, que lhe permitiu decretar, em 27 de março de 2022
05/02/2024 09h20
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, proclamou-se vencedor das eleições gerais deste domingo (4) no país com mais de “85% dos votos”. A confirmação foi feita em uma publicação registrada na rede social X (antigo Twitter).

“De acordo com nossos números, vencemos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia [Parlamento]”, afirmou o presidente, o primeiro a concorrer à reeleição desde o fim da guerra civil no país, em 1992.

Bukele, um ex-publicitário de 42 anos, precisava manter a maioria que conquistou há dois anos no Parlamento, que lhe permitiu decretar, em 27 de março de 2022, o regime de emergência com o qual cimentou sua luta contra o crime e a insegurança, durante a qual 76 mil pessoas foram detidas.

A reeleição do presidente foi garantida por uma ampla maioria, de acordo com todas as pesquisas eleitorais, dado o escasso apoio público aos outros quatro candidatos. Entre esses candidatos estavam Manuel Flores, da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN, de esquerda), e Joel Sánchez, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, de direita).

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News