Internacional Guerra
Após ataques matarem crianças no Líbano, Hezbollah promete vingança contra Israel
Há mais de quatro meses o Hezbollah tem trocado fogo com os militares israelenses em apoio ao seu aliado palestino, o Hamas
15/02/2024 10h51
Por: Tatiana Lemes
Foto: REUTERS/Aziz Taher
Nesta quinta-feira (15) Hassan Fadlallah, alto funcionário do Hezbollah e membro do parlamento, disse que Israel enfrentará represálias depois que dois ataques ao sul do Líbano na quarta-feira (14) mataram mais de 10 civis, incluindo crianças.

“O inimigo (Israel) vai pagar o preço por esses crimes”, disse Fadlallah à Reuters quando perguntado sobre a reação do poderoso grupo armado apoiado pelo Irã ao dia mais mortal para os civis no Líbano desde que as hostilidades começaram ao longo de sua fronteira sul”.

Há mais de quatro meses o Hezbollah tem trocado fogo com os militares israelenses em apoio ao seu aliado palestino, o Hamas, que realizou um ataque mortal a Israel em 7 de outubro que foi recebido com um ataque israelense terrestre, aéreo e marítimo a Gaza.

O Hezbollah diz que seus foguetes também estão dissuadindo Israel de uma ofensiva mais ampla contra o Líbano.

Os ataques israelenses na quarta-feira (14) vieram depois que bombardeios em uma base militar no norte de Israel mataram um soldado. O Hezbollah não reivindicou a responsabilidade por esse ataque.

Fadlallah disse que o Hezbollah tinha um “direito legítimo de defender o seu povo e não vai hesitar em fazer o que é necessário para protegê-lo” e insistiu que Israel deve parar a sua guerra em Gaza.

Najib Mikati, primeiro-ministro interino do Líbano, também instruiu o ministro das Relações Exteriores, Abdallah Bou Habib, a registrar uma nova queixa no Conselho das Naçoes Unidas sobre os ataques que causaram as baixas de quarta-feira (14).

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN