De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em todo o Brasil há áreas em situação de “perigo” ou “perigo potencial” para ocorrência de chuvas até sexta-feira (8).
O Inmet avisou que até 11 de março, o país poderia apresentar “grandes acumulados de chuva”. “Eles poderão ultrapassar 60 milímetros em grande parte do Brasil, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que irá influenciar as instabilidades no centro-norte do Brasil, provocando chuvas intensas”.
Um aviso de potencial perigo foi emitido, indicando a possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos variando de 40 a 60 km/h em todo o Brasil, do norte amazonense ao centro paranaense.
A maior parte do Estado de São Paulo encontra-se sob aviso amarelo, mas o Vale do Paraíba, a região metropolitana da capital e o litoral sul estão sob aviso laranja, alertando para a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Essa alerta laranja abrange não apenas as regiões paulistas mencionadas, mas todo o Estado do Rio, as partes sul, oeste e central de Minas, além do centro e sul do Espírito Santo. No Nordeste, o alerta estende-se pelo litoral de Pernambuco e da Paraíba, abrangendo o centro, oeste e leste do Rio Grande do Norte, passando pelo norte e noroeste do Ceará e chegando ao norte do Piauí. Ele extrapola para o Norte, atingindo o sudoeste, sudeste e nordeste do Pará, bem como o Baixo Amazonas.
O Inmet prevê que a próxima semana, compreendendo o período entre 12 e 20 de março, pode registrar volumes de chuva ainda mais significativos, ultrapassando os 70 mm em grande parte do país.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações O Estadão