Internacional Eleiçoes
Eleições: Centro-direita vence socialista e extrema-direita cresce em Portugal
Já foram confirmadas 226 parlamentares, faltando quatro cargos
11/03/2024 10h09
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

As eleições de Portugal neste domingo (10) foram apertadas com a vitória da centro-direita. Com 99,01% das urnas apuradas, a Aliança Democrática (AD) conseguiu 79 cadeiras na Assembleia da República, ficando com 29,49% dos votos.

A AD é formada pelas siglas: Partido Social Democrata (PPD/PSD), Partido Popular (CDS-PP) e o Partido Popular Monárquico (PPM). Foi contabilizada na distribuição de cadeiras a coligação apenas do PSD-CDS na Ilha da Madeira, que saiu vencedora, para a Aliança Democrática.

O Partido Socialista (PS) fez 77 cadeiras, representando 28,66%. O Chega, de extrema direita, ficou com 48 mandatos, conseguindo 18,06% dos votos.

Já foram confirmadas 226 parlamentares, faltando quatro cargos que serão decididos com o voto de pessoas que estão fora do país.

De acordo com Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática, a coligação está pronta “para iniciar o governo e respeitar a palavra do povo português”.

No entanto, ele expressa que a aliança está ciente “que em muitas ocasiões, a execução do programa do governo terá de passar pelo diálogo político na Assembleia da República”, pedindo a todos os partidos para assumirem essa responsabilidade, “a começar pelo PS”.

O líder da aliança reafirma que vai “cumprir a mudança” com um “novo primeiro-ministro, um novo governo e novas políticas”.

“Nós temos de dar ao país novas políticas e cumprir a base do programa que foi hoje sufragado”, declarou o líder da AD.

Pedro Nuno Santos, líder do Partido Socialista, declarou não ter conseguido alcançar a maioria no pleito. Em seu discurso, também disse que a legenda não vai ceder a “nenhum tipo de pressão” e que o seu projeto “não é compatível com o da AD”.

De acordo com os mais recentes dados do Ministério da Administração Interna do país, 6,1 milhões de eleitores foram às urnas de 9,2 milhões de aptos para votar.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN Portugal