Economia IR
Declaração pré-preenchida do IR está disponível exclusivamente para os contribuintes com os níveis de ouro e prata no portal 'gov.br'
O envio da documentação só será permitido a partir desta sexta-feira (15)
13/03/2024 09h41
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Para os contribuintes com contas no gov.br nos níveis ouro e prata, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 já está acessível. Entretanto, é importante observar que, conforme a Receita Federal, o envio da documentação só será permitido a partir desta sexta-feira (15).

A conta gov.br oferece acesso online a órgãos públicos, empregando tecnologia para confirmar a identidade do usuário. Gratuita, a ferramenta está acessível a todos os cidadãos brasileiros.

A conta gov.br conta com três níveis de segurança, o quais são determinados pela quantidade de verificações realizadas pelo usuário: bronze, prata e ouro. A seguir, conheça mais detalhes sobre cada um desses níveis.

Bronze

Ele permite o acesso a serviços digitais menos sensíveis e a poucos serviços públicos. Toda pessoa que entra no sistema começa com a conta neste nível. A partir deste ponto, o próprio usuário pode aumentar a quantidade dos chamados "Selos de Confiabilidade".

Prata

Neste nível, o usuário passa a ter acesso a mais serviços digitais e poderá usar todas as ferramentas do site. Porém, ainda não é o nível mais alto de segurança, principalmente, para assuntos mais sensíveis, como os financeiros.

Como atingir o nível

• Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);

• Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;

• Validação dos seus dados com usuário e senha do Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas), se for servidor público federal.

Ouro

Aqui, o usuário conta com o nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis. Assim, o cidadão passa a acessar qualquer ferramenta digital disponível.

Como atingir o nível

• Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;

• Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);

• Validação dos seus dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil.

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março e termina em 31 de maio e, para muita gente, o período de prestar contas com o Leão pode ser estressante.

No ano passado, mais de 500 mil pessoas não enviaram a documentação no prazo correto e tiveram que pagar multas. No caso de 2024, o contribuinte vai ter 78 dias para entregar a documentação.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações R7