Nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros de Estado para o Palácio do Planalto, marcando o primeiro encontro ministerial do ano. Após expressar elogios aos titulares de pastas e destacar o início do trabalho, o líder petista referiu-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro como "covardão".
“Hoje temos certeza de que o país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022. E não teve golpe, não, só porque algumas pessoas não quiseram fazer, mas porque o presidente era um covardão”, disparou Lula.
O encontro acontece em meio à pressão para reverter a queda na popularidade do chefe do Executivo, diante do resultado das pesquisas de opinião divulgadas em março.
Entre os temas abordados, espera-se discutir a comunicação do governo e estratégias para enfrentar a alta nos preços dos produtos básicos no país.
Esta será primeira reunião ministerial do ano, com a expectativa de reunir todos os ministros no Palácio do Planalto. O último encontro desse tipo aconteceu em dezembro, quando o presidente forneceu orientações para os titulares das pastas seguirem ao longo de 2024.
Conforme afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente deseja avaliar se os ministros estão cumprindo as ações que foram anunciadas em 2023.
“Ano passado era ano de semear. Este é o ano para colher”, afirmou Padilha em entrevista à GloboNews. “O presidente Lula quer ter um diagnóstico mais concreto daquilo que foi anunciado ano passado”, pontuou.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles