Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu uma parceria com os Correios com o intuito de possibilitar que as solicitações de auxílio-doença, referentes à incapacidade temporária, sejam recebidas nas agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O acordo visa expandir o atendimento aos segurados da Previdência Social e simplificar o processo, reduzindo a burocracia.
Prevê-se que essa modalidade esteja disponível em todo o país a partir de abril. De acordo com o instituto, a parceria engloba todas as 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo Brasil, inclusive as franqueadas. Além disso, o serviço será oferecido gratuitamente.
Funcionamento
Os colaboradores dos Correios irão auxiliar os segurados na realização da solicitação do auxílio por meio do Atestmed, um sistema que possibilita o envio de laudos e atestados médicos ou odontológicos digitalizados para análise de um médico perito à distância, eliminando a obrigação de comparecer a uma unidade da Previdência Social.
O Atestmed opera dentro do site ou aplicativo Meu INSS. O órgão prevê que, até o final de abril, todos os benefícios por incapacidade sejam solicitados por meio desse sistema digital.
Método de atendimento
· Comparecer a uma agência dos Correios, onde um funcionário ajudará no pedido, bem como a digitalizar laudos e atestados médicos.
· Iniciar requerimento através da central telefônica 135 e, posteriormente, ir até uma agência dos Correios apenas para digitalizar laudos e atestados médicos.
A implementação dessa nova modalidade tem como objetivo acelerar o processo de concessão e evitar que o INSS precise pagar correções devido a atrasos na liberação do benefício.
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*Com informações Metrópoles