Geral Mato Grosso do Sul
Governo de MS define estratégias e metas para atuação da Cidadania
A SEC tem o objetivo de desenvolver e fortalecer as políticas públicas já existentes para abranger todos os segmentos sociais de MS
27/03/2024 11h18 Atualizada há 2 anos
Por: Tatiana Lemes Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Para definir estratégias e orientar a atuação da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) em suas diversas áreas de representação, o Governo do Estado promoveu hoje (27) a primeira reunião de trabalho com a secretária e os subsecretários da pasta.

O governador Eduardo Riedel recebeu a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, acompanhada dos subsecretários das oito áreas que compõem a SEC: Mulheres, Igualdade Racial, Povos Originários, Pessoas com Deficiência, Juventude, Pessoa Idosa, LGBTQIA+ e Assuntos Comunitários.

“Quando a gente fala da cidadania e essa divisão em grupos da sociedade, que é complexa, multidisciplinar e interativa, na verdade temos que enxergar como uma coisa só, dentro dessa sociedade que é múltipla. O ponto principal da secretaria é a capacidade de interação com o grupo que cada um representa”, afirmou o governador.

A Secretaria de Estado da Cidadania, a primeira do Brasil dedicada exclusivamente a essa pauta, foi criada em dezembro de 2023 em Mato Grosso do Sul e formalizada em 2 de janeiro de 2024.

A SEC surgiu a partir da divisão da atual Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), que anteriormente era denominada Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), e foi estabelecida com o objetivo de desenvolver e fortalecer as políticas públicas já existentes para abranger todos os segmentos sociais de Mato Grosso do Sul.

“A Secretaria de Estado da Cidadania veio somar, trabalhando a transversalidade e mediação entre Governo e cidadão, que é um dos nossos papéis principais. Temos 89 projetos para 2024, sendo 16 do contrato de gestão”, afirmou Viviane Luiza.

Ao longo do ano, a SEC planeja desenvolver diversos projetos, incluindo um programa destinado a ensinar cidadania aos alunos da educação básica. Além disso, a secretaria está empenhada no mapeamento das políticas públicas em todos os 79 municípios do Estado, uma iniciativa que já está em andamento.

"A nossa equipe está levantando informações sobre as políticas existentes em cada município, identificando as áreas atendidas por cada uma das subsecretarias. Posteriormente, pretendemos dialogar com os prefeitos para fortalecer e ampliar essas políticas públicas", explicou a secretária.

Um programa em curso é o Cidadania Viva, que promove o diálogo, o uso da educomunicação, a formação de monitores sociais e rodas de conversa, além de expressões comunicativas por meio da arte, cultura e cidadania. Essa iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da ONU para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos.

“Temos que levar a mensagem de respeito para a sociedade, que é composta de diferentes grupos sociais e todos cidadãos com a sua cultura, religião, especificidades, gênero, idade, comunidade. Estamos conseguindo mostrar que o Estado está atento, é uma grande conquista estarmos presentes”, disse o governador Eduardo Riedel.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.