Brasil Chikungunya
Casos de chikungunya aumentam no Brasil
No Brasil, o coeficiente de incidência da doença é de 57,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes
03/04/2024 10h02
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O Brasil registrou um recorde de 2.624.300 casos prováveis de dengue até terça-feira (2), de acordo com informações do Ministério da Saúde. Paralelamente, a chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, tem apresentado um aumento ao longo de 2024.

Este ano, o Brasil já registrou 117.259 casos de chikungunya e 46 mortes relacionadas à doença. Apenas nos primeiros três meses deste ano, foram reportados 141.212 casos de chikungunya, representando um aumento de 66,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Casos prováveis de Chikungunya

No Brasil, o coeficiente de incidência da doença é de 57,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Minas Gerais lidera com a maior incidência da doença, registrando 358 casos para cada 100 mil habitantes, seguido por Espírito Santo (144,1), Mato Grosso do Sul (127,4), Mato Grosso (124,8) e Goiás (63).

Casos de dengue

O Brasil alcançou um recorde de casos de dengue este ano. Entretanto, a doença está apresentando uma redução nos estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal, conforme dados do Ministério da Saúde.

“Já temos oito estados com tendência de queda consolidada. Doze estados com tendência de estabilidade. Isso significa que já passaram o pico. Os estados que estão com tendência de aumento são sete”, disse a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, durante entrevista coletiva nessa terça-feira (2).

Apesar da redução nos índices, o Ministério da Saúde e especialistas ressaltam a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Medidas como a limpeza de reservatórios de água, armazenamento de pneus em locais cobertos, virar garrafas com a boca para baixo e a limpeza regular de ralos e outros escoamentos são recomendadas.

Como parte de uma estratégia de longo prazo, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem disponibilizado a vacina contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos em algumas cidades selecionadas. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, mais de 1.235.119 doses da vacina já foram distribuídas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles