Polícia Prisão
Polícia captura fugitivos de Mossoró após 51 dias de busca
Os dois estavam a 1,6 mil quilômetros de distância da penitenciária de Mossoró
05/04/2024 08h34
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (4), as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) efetuaram a prisão dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33, em Marabá, no Pará.

Os criminosos escaparam do complexo de segurança máxima em 14 de fevereiro. Após uma busca de 51 dias, Rogério foi encontrado vestindo uma camiseta preta, com cabelo e barba aparados, e apresentava um ferimento no nariz. Deibson também estava de barba feita e cabelo cortado, usando uma camisa polo vermelha e um boné vermelho.

É notável a surpreendente localização dos dois, que estavam a 1,6 mil quilômetros de distância da penitenciária de Mossoró.

Na quarta-feira (3), a Polícia Federal prendeu um membro suspeito de fornecer apoio aos fugitivos do Comando Vermelho (CV) em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza.

O mandado de prisão foi emitido pela 8ª Vara Federal de Mossoró (RN). O indivíduo detido, identificando como João Victor Xavier da Cunha, de 25 anos, foi capturado na segunda-feira (1º).

Na terça-feira (2), a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgou um relatório sobre a fuga. O documento aponta falhas na segurança.

Apesar disso, o procedimento, que investiga a responsabilidade de servidores da penitenciária no caso, conclui que não há evidências de corrupção.

Devido às falhas identificadas pela corregedora-geral, Marlene Rosa, foram abertos três processos administrativos disciplinares (PADs) envolvendo 10 servidores.

Fuga

Deibson Cabral Nascimento, conhecido como ‘Deisinho’ ou ‘Tatu’, e Rogério da Silva Mendonça, membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), escaparam da prisão de segurança máxima por volta das 3h30 do dia 14 de fevereiro. Os criminosos fugiram através de um buraco na parede das celas.

Para a fuga, considerada a primeira desde a inauguração desse tipo de prisão no Brasil, os detentos utilizaram ferramentas provenientes da obra em curso na unidade prisional. As câmaras do local não registraram o momento da fuga devido à falta de funcionamento.

A Penitenciária Federal de Mossoró, localizada em uma área rural no Rio Grande do Norte, foi inaugurada em julho de 2009.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles