Brasil Embate
Elon Musk acusa Moraes de ditador: 'Ele mantém Lula sob controle'
Musk e Moraes entraram em um embate que levou à inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais em curso no STF
09/04/2024 08h07
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Na noite de segunda-feira (8), o magnata Elon Musk atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que ele mantém Lula (PT) 'na coleira'.

“Como Alexandre de Moraes se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula na coleira” escreveu Musk na rede social X.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) reagiu ao comentário, solicitando que Elon fornecesse mais detalhes sobre o caso.

Embate

Musk e Moraes entraram em um embate que levou à inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais em curso no STF. O confronto teve início na madrugada do último sábado (6), quando Musk questionou o ministro sobre a necessidade de tanta censura no Brasil.

“Por que você está determinando tanta censura no Brasil?” indagou Musk em uma publicação feita por Moraes em janeiro, na rede social X, na qual o ministro do STF parabenizava Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

Horas mais tarde, em uma série de publicações na plataforma, o empresário anunciou que restauraria as contas banidas por decisões do ministro, mesmo que isso resultasse na saída de sua empresa do Brasil e na perda de receita.

“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. As restrições de conteúdo no Brasil foram removidas”, afirmou.

Após os comentários de Musk, Alexandre de Moraes decidiu incluir o proprietário da rede social X como investigado no inquérito das milícias digitais no domingo, citando o que chamou de "dolosa instrumentalização" da plataforma.

O juiz também ordenou a abertura de outro inquérito para investigar o bilionário por suspeita de obstrução de justiça, incluindo possíveis crimes de organização criminosa e incitação ao crime.

Moraes ordenou que a rede social X cumpra todas as ordens judiciais emitidas pela Justiça do Brasil e não desobedeça, mencionando a reativação de perfis bloqueados na plataforma por decisões do STF ou do TSE. Em caso de descumprimento, foi estipulada uma multa diária de R$ 100 mil por perfil.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News