Brasil Deveres
Janja declara que visita a instituições não se alinha com o seu perfil de primeira-dama
Ela reiterou que desde a campanha eleitoral buscava redefinir o papel, que o seu é de "articuladora" política
15/04/2024 08h49
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, concedeu uma entrevista à BBC, discutindo seu papel no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a conversa, ela reiterou que desde a campanha eleitoral buscava redefinir o papel, afirmando que "organizar chás de caridade e visitar instituições" não estão em sintonia com seu perfil, mas que sua função é de “articuladora” política. 

“Meu papel é de articuladora, que fala sobre política pública. Nós podemos estar em espaços diferentes e falando a públicos diferentes quando necessário”,  declarou Janja.

Durante a entrevista, ela expressa surpresa com as críticas recebidas após sua visita às cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas em 2023, destacando o absurdo de ainda haver debates, no século XXI, sobre os limites das atividades de uma primeira-dama.

“[Lula] me dá total autonomia para que eu possa fazer o que faço. Essa linha de hierarquia não existe entre mim e meu marido”, afirmou.

A socióloga traz uma mensagem feminista para as esposas dos presidentes, enfatizando que hoje é possível escolher e romper com a "caixa" na qual as primeiras-damas são frequentemente colocadas à força.

“É uma questão de não ter aquela caixa. Ela pode fazer o que quiser”.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.