Internacional Sanções
Maduro rebate as sanções dos EUA: "Venezuela é autossuficiente"
Em suas palavras, Maduro afirmou que seu país não é uma "colônia gringa" e reforçou a independência da Venezuela
18/04/2024 12h24
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não se conteve ao comentar a decisão dos Estados Unidos de não renovar uma licença que havia aliviado significativamente as sanções petrolíferas impostas à Venezuela. Em suas palavras, Maduro afirmou que seu país não é uma "colônia gringa" e reforçou a independência da Venezuela em relação a influências externas. A postura firme do líder venezuelano reflete a determinação do governo em resistir às pressões e manter sua soberania nacional intacta.

“Eles pensam que isso nos assusta, não há sanção, não há ameaça que hoje prejudique o esforço para construir um novo modelo econômico produtivo”, acrescentou Maduro.

Nos últimos meses, Washington tem repetidamente ameaçado reimpor as sanções energéticas à Venezuela se Nicolás Maduro não cumprisse as promessas feitas para aliviar parcialmente as sanções dos EUA. Essas sanções, que expiram nesta quinta-feira (18), foram relaxadas em outubro após um acordo eleitoral entre o governo e a oposição, apoiado pelos Estados Unidos.

Apesar de Nicolás Maduro ter cumprido alguns compromissos do acordo do ano passado, como permitir a participação da oposição em certas eleições, ele falhou em outros aspectos, como em permitir que a oposição apresentasse seu candidato nas eleições presidenciais de 28 de julho. Essa falha foi apontada por altas autoridades dos EUA.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN