Nesta sexta-feira (19), a vacinação contra a dengue está sendo oferecida em todas as unidades de saúde de Campo Grande para pessoas de 6 a 16 anos. Essa ampliação do público-alvo é uma medida temporária para evitar o desperdício de doses com validade até 30 de abril.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a cidade dispõe de 1,3 mil doses da vacina contra a dengue distribuídas nas 74 unidades de saúde. No entanto, devido ao estoque limitado, pode haver falta de doses em alguns locais.
A vacinação contra a dengue requer um esquema vacinal de duas doses. As primeiras doses foram administradas em 11 de fevereiro, e há um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose para completar o esquema vacinal.
Para garantir isso, o município aguarda a chegada de um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde no início de maio, permitindo cumprir o intervalo recomendado pelo fabricante.
Medida provisória
A administração das doses estará sujeita à disponibilidade de cada município. Se necessário, essa estratégia pode ser estendida até o limite de idade especificado na bula da vacina contra a dengue, que abrange de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
Conforme o Ministério da Saúde, a alteração na estratégia é temporária devido à data de validade das vacinas. No entanto, aqueles que se vacinarem nesse contexto terão assegurada a aplicação da segunda dose.
“Lembrando que cada município está em uma situação em relação ao estoque e busca pelas vacinas, então é importante verificar junto ao município a faixa etária liberada. Neste momento é de extrema importância levar as crianças para a atualização da caderneta vacinal, para protegê-las e reduzir os riscos de dengue”, acrescentou.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax