Saúde Remédio
Farmacêutica planeja distribuir remédio similar ao Ozempic no Brasil
O novo medicamento terá como princípio ativo a semaglutida, semelhante ao Ozempic
19/04/2024 09h19
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A empresa farmacêutica brasileira Biomm anunciou oficialmente um acordo com a empresa de biotecnologia indiana Biocon para comercializar e distribuir um medicamento similar ao Ozempic no Brasil. A divulgação foi feita por meio de um fato relevante, documento utilizado por empresas de capital aberto para informar o mercado sobre novidades.

Atualmente, a patente do Ozempic, detida pela empresa dinamarquesa Novo Nordisk, está vigente até 2026.

Segundo a empresa, o novo medicamento terá como princípio ativo a semaglutida, semelhante ao Ozempic. Esta substância, uma forma sintética do hormônio GLP-1, atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de eventos cardiovasculares, como enfarte e AVC. Embora seja destinado a pacientes com diabetes tipo 2, o fármaco tem sido amplamente utilizado para o emagrecimento, com ou sem prescrição médica.

De acordo com dados mencionados pela Biomm, o mercado brasileiro de semaglutida teria movimentado aproximadamente R$ 3 bilhões em 2023. A empresa farmacêutica afirma que, por meio da comercialização nacional, pretende ampliar o acesso da população brasileira a tratamentos avançados contra o diabetes.

A Biomm afirmou sua intenção de tornar o preço do medicamento mais acessível, porém, ainda não pode fornecer uma estimativa de valor devido a condições futuras do mercado. É importante ressaltar que, além do término da patente em vigor, a distribuição e comercialização deste novo medicamento pela Biomm estão sujeitas à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à publicação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.

*Com informações Midiamax