Geral Queda
Aeronave de jogador de futebol cai em rota do tráfico
Pouco depois da queda, a cerca de 1 km da pista, o avião pegou fogo
19/04/2024 11h18
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Duas pessoas morreram nesta sexta-feira (19) após a queda de um pequeno avião na faixa de fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu na área rural de Loma Plata, situada no departamento de Boquerón, a cerca de 180 km de Porto Murtinho.

A área onde ocorreu o acidente é conhecida como uma rota utilizada para o tráfico aéreo de cocaína, que parte da Bolívia e atravessa o Paraguai pelo Chaco. Pouco depois da queda, a cerca de 1 km da pista, o avião pegou fogo, como mostram imagens registradas no local.

De acordo com relatos da imprensa paraguaia, a aeronave pertence ao ex-goleiro Tobias Vagas, que encerrou sua carreira no ano passado, jogando pelo clube 24 de Setembro do Valle Pucú. O atleta não estava a bordo do avião e procurou imediatamente as autoridades paraguaias para informar que era o proprietário da aeronave.

Conforme relatado pela promotora de Justiça Laura Ávalos, Tobias Vargas informou que o avião apresentou problemas logo após pousar em Loma Plata, proveniente da capital, Asunción, no dia anterior. Um mecânico foi chamado até o povoado para inspecionar a aeronave, e na manhã seguinte, o avião decolou com destino a Salto Del Guairá (a 20 km de Mundo Novo), mas caiu minutos depois.

De acordo com o relato do ex-jogador às autoridades paraguaias, ele e os dois homens que faleceram no acidente estavam na região de Loma Plata para negociar a compra de propriedades. No entanto, o goleiro não estava a bordo do voo desta sexta-feira.

Primeiro a chegar ao local do acidente, Vargas relatou que, devido ao problema ocorrido no avião no dia anterior, optou por viajar por terra. Convocado para prestar depoimento oficial, compareceu à sede do Ministério Público.

Segundo o jornal Última Hora, o piloto falecido no acidente, identificado como Franco Báez, conhecido como “Vaca Resa”, era suspeito de envolvimento com o narcotráfico e havia sido alvo de investigações policiais e do Ministério Público paraguaio em várias ocasiões. Em 2016, chegou a ser detido por tráfico no departamento de Canindeyú, também na fronteira com Mato Grosso do Sul, mas logo foi posto em liberdade.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.