Esportes #Copa do Mundo
Presidente da Sérvia diz torcer por Marrocos contra a Croácia
"Você não escolhe vizinhos, escolhe amigos" - Aleksandar Vučić
17/12/2022 08h38 Atualizada há 3 anos
Por: Fonte: Ge
Aleksandar Vučić, presidente da Sérvia / Foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP

Durante a realização de uma Copa do Mundo, não é difícil misturar futebol com política. E essa mistura estará presente na disputa do terceiro lugar e na decisão do Mundial. Pelo menos, no que diz respeito à torcida do presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić.

Em entrevista ao canal sérvio RTS, o político afirmou que torcerá por Marrocos e Argentina, na disputa do terceiro lugar e do título, contra Croácia e França, respectivamente. O motivo é que nem o governo marroquino, nem o argentino reconhecem o território do Kosovo como país independente, ao contrário dos lideres croatas e franceses.

"Há razões emocionais e familiares pelas quais os apoiarei contra meus vizinhos. Nem a Argentina nem o Marrocos reconheceram a independência de Kosovo e são bastante firme sobre esta questão", completou o presidente sérvio.

O Kosovo é um um país de reconhecimento limitado localizado na península dos Bálcãs (no sudeste da Europa), na região da antiga Iugoslávia e faz fronteira com a Sérvia.

Atualmente, o Kosovo é reconhecido por 111 dos 193 estados-membros das Nações Unidas. Além de Sérvia, Argentina e Marrocos, o Brasil também não reconhece o Kosovo como estado soberano.

Vale lembrar também que Sérvia e Croácia faziam parte da antiga Iugoslávia, até 1992 quando os croatas conseguiram sua independência, em meio a uma guerra contra forças da Sérvia.

Dentro de campo, a Sérvia esteve no grupo do Brasil e foi eliminada ainda na primeira fase da Copa. Já a Croácia pela segunda vez seguida conseguiu terminar entre os quatro primeiros colocados, uma vez que no Mundial da Russia, em 2018, perdeu o título para a França.